Pesquisar este blog

domingo, 25 de novembro de 2012

DEPRESSÃO - A PROMESSA DE CURA

A matéria de capa de Veja de 28 de Novembro de 2012, sensacionalista como sempre, traz esperança de cura para a depressão com uso de cetamina.

A cetamina é um potente anestésico,utilizado inclusive em cavalos, desenvolvida para feridos na Guerra do Vietnã.

A cetamina age no hipocampo e córtex pré-frontal, que são áreas do cérebro associadas ao humor e cognição (memória e aprendizado). Regula o glutamato, neurotransmissor de ação excitatória. A cetamina interrompe a degeneração das sinapses e estimula a formação de outras ao equilibrar os níveis de glutamato.

A cetamina seria aplicada em ambiente hospitalar, com acompanhamento de um anestesiologista, por veia, durante cerca de 40 minutos.

Indicação: pacientes que não respondem a outros tratamentos.

A matéria fala sobre o impacto da depressão na vida das pessoas, diz o que já estamos cansados de saber, e não fala nada sobre risco de dependencia de quetamina! Foi extrememente superficial aofalar dos efeitos colaterais!

Não mencionou que os pacientes que utilizam o SUS muitas vezes ficam sem seus antidepressivos porque o "postinho" não tem! Que falta Anestesiologista no Brasil até para cirurgias graves de emergência, como dispor de um durante os 40 minutos da aplicação da cetamina?

Veja cria uma falsa expectativa nos portadores de depressão, mais uma vez!

Quanto ao tratamento por estimulação cerebral profunda, quem tem acesso?

4 comentários:

  1. A Revista Veja presta um desserviço à população brasileira ao noticiar, de maneira sensacionalista, algumas "linhas inéditas de pesquisa". É óbvio que a possibilidade de cura para um mal tão devastador e que acomete tantas pessoas desperte a curiosidade de leigos. Porém, quem trabalha com Saúde Mental e Dependência Química sabe que os efeitos colaterais da cetamina não são tão suaves quanto a matéria mostra. E a dependência que ela causa? O depressivo controla seus sintomas mas passa a sofrer com a dependência da substância? Onde está a cura se existe a necessidade de uso da cetamina - como a própria mostra - em via endovenosa a cada 15 dias? A matéria de capa certamente atraiu a atenção, mas decepcionou, e muito, quem a leu com critérios!

    ResponderExcluir
  2. Dra. Débora,
    Muito obrigado pela informação, sou bipolar e até fiquei "animado" com a reportagem, mas após pesquisar sobre a cetamina encontrei sua resposta esclarecedora.
    Que Deus a abençoe.
    Denis Araujo

    ResponderExcluir