Pesquisar este blog

domingo, 18 de novembro de 2012

A Revista Veja de 21 de Novembro de 2012 traz como matéria de capa :" ELA PERDEU A VIRGINDADE - SERÁ QUE ESTAMOS VIRANDO UMA SOCIEDADE EM QUE TUDO SE COMPRA? VOTO, APOIO PARLAMENTAR, CIDADANIA, JUSTIÇA, SANGUE, RIM, BEBES..."



A matéria fala sobre a catarinense Ingrid Migliorini, de 20 anos, que arrematou 1,6 milhões de reais leioando sua virgindade!

Veja fez duas matérias discutindo a questão ética da comprar apoio de partidos políticos e vender a virgindade.

Jones Rossi e Guilherme Rosa fizeram a matéria "CRÍTICA DA RAZÃO ECONÔMICA" - O mercado é a melhor ferramenta para criar e distribuir riquezas, mas há um enorme perigo em acreditar que se possa por um preço em tudo, valores familiares, ideais e censo cívico são inegociáveis.

Uma rede de TV australiana criou o programa "procuram-se virgens" e está acompanhando a história de Ingrid e o japonês Natsu, que usufruirá sua compra em pleno vôo sobre o mar para escapar das leis dos países.

Michael Sandel, filósofo de Harvard, diz que estamos mudando de uma economia de mercado para uma sociedade de mercado.

Gary Becker, professor da Universidade de Chicago e ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1992 e Richard Posner, jurista americano, sustentam em um blog na Internet que é correto decidir o  que fazer pensando apenas no custo e benefício. São a favor do mercado de órgãos. Acreditam que o comércio de bebês acabaria com as filas para a adoção.

Porém um mórbido comércio comércio já existe nos EUA e em outras partes do mundo. Há empresas que se especializazram em comprar seguros de vida de pessoas com doenças terminais, cadeias cobram US 175,00 por diária ao preso que desejar receber tratamento VIP, laboratórios farmacêuticos pagam para pessoas testarem medicamentos (cobaias humanas).

O Economista de Harvard - Roland Fryer Jr. - defendeu uso de dinheiro para que alunos fa~çam o dever de casa. Mas os professores observaram que quando a mesada e o incentivo cessavam, os alunos regrediam ao estágio anterior sem ter aprendido nenhuma lição para o resto da vida. Vão ter que aprender mais tarde que dignidade, autonomia e valores éticos não podem ser medidos pelo seu preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário