Pesquisar este blog

domingo, 7 de junho de 2009

MEDICAMENTO PARA EMAGRECER

Anfetaminas estão agora proibidas

Femproporex, mazindol e anfepramona, usados como controladores de apetite em tratamentos de perda de peso, não podem mais ser vendidos no país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a produção, comercialização e manipulação destes medicamentos alegando que há falta de dados comprovando a segurança das substâncias e que há fortes evidências de efeitos adversos graves.

A mesma norma da Anvisa prevê restrições à sibutramina, também utilizada em tratamentos de perda de peso. Agora os profissionais da saúde, empresas detentoras de registro e farmácias ficam obrigadas a notificar os efeitos adversos relacionados com o uso do medicamento. Além disso, o tratamento deve ser descontinuado em pacientes que não apresentem resultados após quatro semanas de uso do produto.

A Polícia Federal pelo menos 23 pessoas acusadas de integrar uma quadrilha especializada em tráfico de medicamentos emagrecedores no Brasil e no exterior. A Operação F-40 foi deflagrada para combater a comercialização ilícita de medicamentos que contêm substâncias psicotrópicas anorexígenas (que tiram o apetite) e de uso controlado.

O grupo atuava na região do Vale do Aço mineiro, onde foram presos três proprietários de farmácias de manipulação.

As farmácias falsificavam rótulos, receitas médicas e notas fiscais para a fabricação do medicamento. "As empresas revendiam a intermediários, que efetuavam a distribuição desses medicamentos nas regiões de Ipatinga e Belo Horizonte, em outros Estados e no exterior, principalmente para Portugal e os Estados Unidos".

Conforme a acusação formal, os réus criaram a fórmula de um produto que anunciavam como fitoterápico, mas na realidade era composto por substâncias psicotrópicas causadoras de dependência física e psíquica. No mercado internacional, o medicamento era vendido com o nome de Emagrece Sim. No Brasil, recebia o nome de Herbathin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário