Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Slides da Palestra "Doenças Mentais que facilitam o abuso de substâncias"

TRANSTORNO MENTAL

É o conjunto de sintomas ou comportamentos associado a sofrimento e interferência em funções sociais.


DEPENDÊNCIA QUÍMICA

CID 10 – SÍNDROME DE DEPENDÊNCIA:

Desejo forte ou compulsão para o uso

Dificuldade em controlar início, término ou nível de consumo

Síndrome de abstinência

Abandono de outros prazeres ou interesses

Persistência do uso apesar de comprometimentos físicos, emocionais e cognitivos


Diagnóstico Duplo ou Comorbidades

É a ocorrência de dois diagnósticos (doenças) em um mesmo indivíduo.

Das 10 doenças mais comuns hoje, 5 são Psiquiátricas:

Depressão

Alcoolismo

Transtorno Afetivo Bipolar

Esquizofrenia

Transtorno Obsessivo-Compulsivo

Diagnóstico Duplo ou Comorbidades



Em portadores de Transtornos Mentais, o abuso ou dependência de substância é a comorbidade mais freqüente.

Platão: mania e uso de álcool.

Conseqüências mais sérias

Aumento de incidência.

Como diagnosticar as Comorbidades

História familiar

Exames laboratoriais

Questionários direcionados

Testes psicológicos

Observação clínica

Uso do CID10 ou DSM IV


Transtorno de Personalidade (TP)
Kurt Schneider: “Psicopata é aquele que sofre ou que faz sofrer a sociedade. Não aprende com seus erros” (1887)

TP Borderline 10:8 Abuso de substâncias
TP Antissocial 10:9 Abuso de substâncias

Não se vinculam
Resistentes às mudanças de estágio
Baixa aderência
Abandono precoce do tratamento
Dificuldade em seguir regras e em aceitar figuras de autoridade
Manipuladores
Insensível “ao outro”
Baixíssima tolerância às frustrações.


T P Borderline (Emocionalmente Instável)


Mulheres 3:1 Homens

Não há identidade ou autoimagem

Relações intimas como “elásticos” que se esticam ao máximo

“Crateras” emocionais

Fantasias de abandono

Ciúme patológico

Tentativas crônicas de suicídio

Autolesões/tatuagens



Automutilações

Esmurrar-se, chicotear-se, enforcar-se

Morder mãos, lábios, língua, ou braços

Reabrir feridas (dermatotilexomania)

Arrancar os cabelos (tricotilomania)

Queimar-se (cigarro, produto químico, sal e gelo)

Furar-se (agulhas, arames, pregos, canetas)

Beliscar-se,

Ingerir agentes corrosivos, alfinetes

Envenenar-se, medicar-se


O Sociopata e a Borderline

Combinação comum,

Brigas freqüentes,

Demonstrações exageradas de amor, ciúme, raiva,

Agressões verbais e físicas

Relação sado-masoquista

Transtorno de Personalidade (TP)





Tratamento Farmacológico:

Não há medicação específica

Controle de sintomas – reação ao estresse e impulsividade

Evitar benzodiazepínicos

Usar antidepressivos ou antipsicóticos em baixas doses.


Exagerado Cazuza

Amor da minha vida Daqui até a eternidade Nossos destinos Foram traçados na maternidade

Paixão cruel desenfreada Te trago mil rosas roubadas Pra desculpar minhas mentiras Minhas mancadas

Eu nunca mais vou respirar Se você não me notar Eu posso até morrer de fome Se você não me amar

E por você eu largo tudo Vou mendigar, roubar, matar Até nas coisas mais banais Prá mim é tudo ou nunca mais

Exagerado Jogado aos teus pés Eu sou mesmo exagerado Adoro um amor inventado

Nenhum comentário:

Postar um comentário