Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Documento da FEBRACT para as CTs

Documento da FEBRACT para as CTs


À todos(as) companheiros(as) de caminhada e luta, por favor, leiam o documento abaixo e encaminhem para nossos parceiros e outras CTs que têm como objetivo efetivar e qualificar nosso modelo de tratamento.

FEBRACT

Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas



Campinas, 31 de agosto de 2010.

Prezado(a) Presidente

O aumento preocupante do uso do crack despertou o Poder Público de sua letargia.

Depois de tantas décadas de omissão, abrangendo diversos governos, com raríssimas exceções, parece estar havendo um despertar e um desejo de enfrentar com decisão o flagelo das drogas.



Agora, podemos assinalar duas reações bastante promissoras: pela 1ª vez em nossa história candidatos à Presidência da República apontam com veemência o perigo representado pela dependência química e apresentam propostas para combater o problema.



Outro sinal, muito significativo para nós é a recente constituição de um Grupo de Trabalho, do qual participam representantes de Comunidades Terapêuticas.



O Ministério da Saúde, através de órgãos subordinados, deseja que as Comunidades Terapêuticas se articulem com o SUS e com as Políticas Públicas voltadas para a questão do uso do álcool e de outras drogas.



Os candidatos estão assumindo muitos compromissos em relação a problemas de vital importância para o país. Serão atendidos apenas aqueles que, ao lado de sua importância, tenham poderosos grupos de pressão, que cobrem a realização das promessas feitas. Como não temos nenhum desses grupos precisamos de um mínimo de organização para que nossa voz seja ouvida.



Algumas medidas devem ser tomadas desde já:



1. Entrar em contato com a Frente Parlamentar Antidrogas, que reúne Senadores e Deputados sensíveis aos problemas gerados pela dependência química.



Assegurar que os Parlamentares que forem reeleitos apóiem com decisão a luta contra as drogas e se comprometam a conseguir verbas para as Federações e para as Comunidades Terapêuticas que cumpram exemplarmente sua missão.



2. Cada Comunidade Terapêutica em sua área de atuação deverá entrar em contato com os candidatos a cargos executivos ou legislativos, solicitando deles compromissos concretos no combate à dependência química.



3. Publicar na mídia de cada região assuntos que ressaltam os males terríveis que as drogas causam à Sociedade.



4. Iniciar o estabelecimento de redes de prevenção e tratamento envolvendo as famílias, a rede escolar, os grupos religiosos e todas as outras forças vivas da Comunidade, lembrando que o combate às drogas é dever de todos.



5. Responder com a possível urgência o questionário anexo e mandar sugestões a respeito.



As Comunidades Terapêuticas, por suas Federações e unidades representativas sempre defenderam a realização de um trabalho dedicado, competente e apoiado em valores éticos.



Isto pode ser constatado no documento elaborado em 1996, no 1º Encontro Latino-Americano de Comunidade Terapêuticas, realizado em Brasília.



Com esse respaldo moral é que devemos nos reunir nesta Cruzada de Salvação Nacional.



Maurício Landre



Diretor Executivo da FEBRACT



DOCUMENTO_FEBRACT_PARA_AS_CTs.pdf







Maurício Landre

Coordenador Administrativo

55 (19) 3252-7919

55 (19) 9104-6566

Um comentário:

  1. Sou instrutor de cursos e treinamentos para profissionais que lidam com transtornos obsessivos
    compulsivos e aplico reuniões de 12 Passos de Narcóticos Anônimos junto á comunidades terapêuticas,sou também voluntário na Comunidade Terapêutica Reintegra de Itaquaquecetuba.Sp.Gostaria de agradecer pelas instruções que são agora de meu conhecimento.Estou apto a comunicar com as Comunidades Terapêuticas quanto à responsabilidade que nos cabe direcionar aos governantes deste país.

    ResponderExcluir