Pesquisar este blog

domingo, 3 de março de 2013

REVISTA VEJA CÉREBRO 6 DE MARÇO DE 2013

Veja, aproveitando o interesse que o funcionamento cerebral e suas deficiências ou eficiência despertam em todos nós, publicou como matéria de capa da edição 2311 de 06/03/2013: CÉREBRO - AS IMAGENS QUE REVELAM A ORIGEM BIOLÓGICA DO PENSAMENTO E DAS EMOÇÕES - E VÃO REVOLUCIONAR O TRATAMENTO DAS DOENÇAS MENTAIS.

A matéria cujo título é "A MENTE AO VIVO E A CORES" fala sobre o provável anúncio do Governo dos EUA de um investimento bilionário para incentivar a pesquisa do "Projeto Conectoma humano" (aos moldes do Projeto Genoma, que até 2003 identificou todos os genes do DNA humano).

Conectoma é o nome dado a um conjunto de ligações entre os neurônios. O termo foi criado por Olaf Sporns da Universidade de Indiana, que acredita que as experiências sensoriais modificam fisicamente certas porções do conectoma. Em algumas situações, as conecxões são fortalecidas e em outras enfraquecidas. Assim o conectoma vai escrevendo e estocando a história de emoções e pensamentos de uma pessoa.

No livro "Connectome", de Sebastian Seung, do MIT, consta que os exercícios são capazes de moldar o conectoma de modo a dar ao cérebro novas habilidades.

Miguel Nicolelis conseguiu transferir o comportamento condicionado de um rato nos EUA para outro no Brasil usando um implante cerebral eletronico.

O projeto Conectoma pode evidenciar o que acreditamos acontecer: as funções do cérebro não residem em áreas específicas do cérebro, mas sim na conexão entre os neurônios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário