Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Champix (Vareniclina) pode causar depressão e tentativa de suicídio?

A vareniclina, comercializada com o nome de champix, autorizada em quase 90 países e usada por cerca de sete milhões de americanos, é alvo de ações na justiça por fumantes que tentam abandonar o vício.

Um juiz federal do Estado de Alabama analisa o grande número de ações contra a Pfizer apresentadas por familiares ou antigos usuários do Champix. O promotor Ernest Cory acusou a Pfizer de negligência por introduzir o Champix no mercado americano em 2006, baseado em queixas de usuários sobre "problemas neuropsicológicos", incluindo "suicídios, tentativas de suicídio, desmaios e crises de depressão".


Segundo Cory, mais de 100 usuários do Champix cometeram suicídio e a Pfizer corre o risco de enfrentar cerca de mil ações na justiça, a maior parte ligada a suicídio ou tentativa.

Victoria Davis, porta-voz da Pfizer, rejeitou as acusações e garantiu que o laboratório "age com responsabilidade (...). Champix é um tratamento eficiente para numerosos fumantes que querem parar e vamos defender este medicamento útil".