Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de abril de 2009

'Chicletes' de nicotina podem aumentar risco de câncer na boca.

Os 'chicletes' de nicotina, usados por fumantes para tentar parar de fumar, podem aumentar o risco de câncer bucal, afirma reportagem no jornal londrino "The Times". Uma pesquisa coordenada por Muy-Teck Teh, da Universidade de Londres, mostrou que a ação da nicotina por via oral pode afetar células da boca que já carregam uma mutação potencialmente cancerígena, levando-as a "cruzar a barreira" rumo ao câncer propriamente dito.


Sabe-se que a nicotina não é o componente mais cancerígeno no cigarro, e o fato de ela não ser inalada quando consumida na forma de chiclete também diminui o risco associado à molécula. Em entrevista ao "Times", Teh fez questão de ressaltar que, apesar de tudo, as pessoas que estão usando o chiclete como forma de parar de fumar devem manter o uso, já que o risco ainda é bem menor do que o envolvido em continuar tabagista. Teh também recomendou que as pessoas não ultrapassem o período normal de uso do produto, que em geral é de cerca de seis meses. Pode ser que o uso continuado além desse período é que aumente o risco de problemas bucais.

domingo, 5 de abril de 2009

AUMENTO DE IMPOSTOS SOBRE O CIGARRO NO BRASIL

O Ministério da Fazenda anunciou um aumento nos impostos federais que incidem sobre os cigarros no Brasil. A medida elevará os preços dos maços de cigarros entre 20% e 25%. O governo espera que o aumento do imposto sobre o cigarro compense a perda de receita com os benefícios fiscais concedidos ao setor de automóveis e de material de construção como recurso para enfrentar a crise econômica. Seu efeito paralelo será uma melhoria na saúde do brasileiro. Estudos da Organização Mundial da Saúde indicam que um aumento de 10% nos impostos sobre o fumo geralmente acarretam uma queda de 4% no consumo de cigarros, no caso dos países desenvolvidos, e de 8% nos países em desenvolvimento.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

ÁLCOOL E CANCER DE MAMA

CONSUMO DE ÁLCOOL PODE AUMENTAR AS CHANCES DE UM SEGUNDO CANCER DE MAMA


Entre as mulheres que já tiveram câncer em uma mama, o consumo de bebidas alcoólicas pode aumentar os riscos de desenvolver tumores na outra mama, segundo estudo publicado no American Journal of Epidemiology. Os pesquisadores do Mount Sinai Hospital, no Canadá, compararam os padrões de consumo de álcool e tabagismo entre mulheres com histórico de câncer em uma mama - 1,4 mil que posteriormente desenvolveram tumores na outra mama, e 708 que não tiveram o segundo câncer.

Há um aumento de 30% no risco de ter a doença no outro seio entre aquelas que consomem bebidas alcoólicas. O hábito de fumar não interfere no risco.